domingo, 30 de setembro de 2012

RESUMO DA HISTÓRIA DA VIDA ESCOLAR


     
     No decorrer do meu tempo escolar o que davam importância eram as notas. Tudo era memorizado. Só o professor tinha voz. O trauma da memorização me acompanhava, tinha ódio da geografia, ciências e história, porque naquela época eram consideradas matérias decorativas. Às vezes me perguntava para que estudar isso? Se eu não conseguia entender a minha realidade, como iria entender a História do Brasil. 
      A pedagogia dos professores eram sempre as mesmas. No entanto, no decorrer dos anos teve uma professora que mais gostei no primário, pois era carinhosa atenciosa e dava liberdade aos alunos a falarem o que pensavam. 
    Lembro de nunca ter tido um elogio feito pela professora, nunca contava histórias, não cantava, não brincava. A biblioteca já existia, toda muito montada, mas ninguém tinha acesso. O que tinha importância mesmo era a cartilha.
    Durante o primário tive uma estagiária que fez um trabalho em sala de aula que não esqueço, contou uma história através de imagens que foi o máximo.
      Como toda criança daquela época, já pensava em ser professora, achava interessante, me espelhava nos meus professores e na minha mãe que também é professora.     
      E no final do ensino médio comecei a estudar as matérias metodológicas que iria me levar a uma realidade dos sonhos que obtive no primário: ”ser professora”, porque até então não tínhamos outra opção em nossa região, todos formavam para ser professor. Aqueles que tinham melhores condições econômicas iam estudar em outras cidades. Também não tinha muitas opções de trabalho, então não tinha muito escolha, o jeito era ser professor e com o tempo aprendi a gostar da profissão. E como a educação está em constante mudança, depois de muitos anos de trabalho, decidi fazer o Enem, pois precisava fazer uma graduação para exercer melhor a profissão.
     Atualmente cursando o 4° período de PEDAGOGIA UAB/UFMG, no pólo de Araçuaí, MG.

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