Experiência marcante da
prática docente
Em um desses anos fui
escolhida para trabalhar com uma turma de 5° ano que me disseram que era muito
difícil na questão da disciplina, mas na verdade a turma já
estava rotulada. Além da maioria dos alunos terem dificuldade
de aprendizagem na leitura, escrita e interpretação, nesta turma tinha uma
aluna especial. Ela era surda /muda. Mas me disseram que esta aluna já estava
alfabetizada. Esta menina tinha uma irmã na mesma sala e as duas faziam tudo
juntas, com o passar dos dias aquilo foi me incomodando. Certo dia separou as
duas, mas mesmo assim ela levantava o tempo todo.
Sempre que encontrava
com a mãe, a mesma estava toda feliz porque a filha estava alfabetizada. A
diretora da escola também estava feliz e acreditava nisso. Então pedi para a
coordenadora aplicar um auto ditado para ela e descobrimos que ela não sabia
ler. Ela escrevia tudo o que visualizava. Copiava tudo o que a irmã fazia. E o
mesmo aconteceu com a avaliação dos números, ela não tinha noção de quantidade,
ela conhecia apenas até o número nove.
Depois deste dia
fiquei preocupada, e fui buscar orientação, mas a resposta foi que ela possuía
um laudo médico e eu não precisava me preocupar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário