sexta-feira, 31 de maio de 2013

PESQUISANDO SOBRE O OBJETO DE PESQUISA

                                                    
       Pesquisando sobre o problema de pesquisa (como podemos formar bons leitores) encontrei alguns estudiosos que nos dão algumas dicas importantes que se referem ao ambiente alfabetizador, leitura como pratica social e a postura do professor. Encontrei vários, mas vou citar apenas dois: (CAGLIARI, 1988) que atua no campo da linguística, com especialidade em fonética e (PEREIRA, 2006) colaboradora do livro (Biblioteca na escola).
                                FORMANDO BONS LEITORES
    (CAGLIARI, 1988) diz que o professor que trabalha com leitura e escrita tem que ser, antes de tudo, um bom leitor e deve gostar de produzir escritas. Ele precisa ler textos diferentes, já que lemos para nos distrair, para ampliar o conhecimento, para sentirmos prazer com os textos literários de ficção e poemas.
      Concordando com o autor supracitado a criança precisa ver isto no professor. É um incentivo. A criança percebe isto quando o professor faz a leitura em voz alta para ela, nesse momento o professor consegue transmitir emoção ao aluno e prender a sua atenção e o mesmo consegue fazer uma boa reflexão, interpretação e posteriormente uma boa produção. O professor precisa ler para os seus alunos todos os dias. E através desse processo a criança vai tomando gosto pela leitura.
                  PEREIRA, 2006 diz:
“Ler é apreciar, inferir, antecipar, concluir, concordar, discordar e Perceber as diferentes possibilidades de uma mesma leitura é Estabelecer relações entre diferentes experiências – inclusive de leitura. Por tudo isso, ler é, antes de tudo, um direito. “É papel da escola e do professor proporcionar aos alunos todas as oportunidades de acesso às práticas sociais que se realizam, principalmente, por meio do texto escrito”.

    Neste sentido o professor deve oferecer aos alunos contatos com os diversos gêneros textuais que circulam na sociedade e distinguir o objetivo do mesmo. O professor precisa ter consciência de que os alunos precisam ser preparados  para viver em sociedade  e os levar a atuar  de forma  critica e autônoma.
    Snow também sugere que o fracasso de muitas crianças na escola se deve muito mais a uma incapacidade para lidar com a língua fora do contexto do que propriamente a uma ausência de domínio das correspondências grafo – fônicas. Percebe se isto na postura dos professores que age de forma descontextualizada e atividades mecânicas preocupando mais com a escrita do que com a leitura e o desenvolvimento da oralidade das crianças, assim os alunos apenas reproduzem, mas não lê e nem compreende o que leu.
         REFERÊNCIAS:
  •   TCC-MARCIA ALVES DE SOUZA-A LEITURA E A ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS - CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo; Scipione, 1988.
  • TCC MIRIAM CARDOSO DE SANTANA- A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA NA FORMAÇÃO DOS        LEITORES- PEREIRA, Andréa Kluge. Biblioteca na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 57 p.
  OBS:
Além dos TCC supracitados acima ,Li os dois artigos abaixo que me ajudaram muito, pois focaram na questão da leitura. 
1-Letramento e alfabetização: as muitas facetas*
Magda Soares
Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e escrita  http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf/
2- Algumas considerações sobre o letramento e o desenvolvimento metalinguístico e suas implicações  educacionais  
Márcia Elia da Mota *
Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora http://www.revispsi.uerj.br/v7n3/artigos/pdf/v7n3a10.pdf
Li este artigo abaixo, mas não me ajudou.


Leitura e alfabetização no Brasil: uma busca para além da polarização. Claudemir Universidade de São Paulo http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n2/a04v32n2.pdf

Um comentário:

  1. Passei por aqui para ler os posts de maio. Aguardo os de junho. Um abraço!

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