terça-feira, 18 de junho de 2013

APROFUNDANDO O ESTUDO

     Refletindo sobre o problema de pesquisa e pesquisando  em alguns artigos encontrei a visão de outros teóricos além dos supracitados.
        Soares (1994), diz: quando a criança chega à escola já é uma boa leitora do mundo. Desde muito nova, começa a observar, a antecipar, a interpretar e interagir dando significado aos seres, objetos e situações que a rodeiam. Ela utiliza estas mesmas estratégias de busca no sentido de compreender o mundo letrado, Logo o professor não é o que ensina, ele faz o papel de mediador fazendo com que as crianças avancem em seus conhecimentos.
    Freire (1994) também afirma, o educador deve ser formar e se comportar como um provocador de situações, um animador cultural num ambiente em que todos aprendem em comunhão, isto é, se ele quer formar bons leitores ele não pode ser apenas um transmissor de conteúdos.  Ele precisa deixar as crianças levantarem hipóteses, fazer inferências, dar oportunidade para elas anteciparem os conteúdos, concordar discordar. Só assim elas vão conseguir ler nas entrelinhas.
REFERÊNCIAS:
·                       TCC-MARCIA ALVES DE SOUZA-A LEITURA E A ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS-CAGLIARI, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo; Scipione, 1988.
·                     TCC MIRIAM CARDOSO DE SANTANA- A IMPORTÂNCIA DA BIBLIOTECA NA FORMAÇÃO DOS        LEITORES- PEREIRA, Andréa Kluge. Biblioteca na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 57 p.


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