Refletindo sobre o problema de pesquisa e
pesquisando em alguns artigos encontrei
a visão de outros teóricos além dos supracitados.
Soares (1994), diz: quando a criança chega à escola já é uma boa leitora
do mundo. Desde muito nova, começa a observar, a antecipar, a interpretar e
interagir dando significado aos seres, objetos e situações que a rodeiam. Ela
utiliza estas mesmas estratégias de busca no sentido de compreender o mundo letrado,
Logo o professor não é o que ensina, ele faz o papel de mediador fazendo com
que as crianças avancem em seus conhecimentos.
Freire (1994) também afirma, o educador deve ser formar e se comportar
como um provocador de situações, um animador cultural num ambiente em que todos
aprendem em comunhão, isto é, se ele quer formar bons leitores ele não pode ser
apenas um transmissor de conteúdos. Ele precisa
deixar as crianças levantarem hipóteses, fazer inferências, dar oportunidade
para elas anteciparem os conteúdos, concordar discordar. Só assim elas vão
conseguir ler nas entrelinhas.
REFERÊNCIAS:
·
TCC-MARCIA
ALVES DE SOUZA-A LEITURA E A ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS-CAGLIARI, L.
C. Alfabetização e linguística. São Paulo; Scipione, 1988.
·
TCC MIRIAM CARDOSO DE SANTANA- A IMPORTÂNCIA
DA BIBLIOTECA NA FORMAÇÃO DOS
LEITORES- PEREIRA,
Andréa Kluge. Biblioteca na escola. Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 57 p.
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