terça-feira, 18 de junho de 2013

OBSERVAÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O PROBLEMA DE PESQUISA

       Depois de uma prova diagnóstica em relação à leitura na escola supracitada foi apresentado um gráfico e perceberam a situação critica dos alunos. Em seguida diretores, professores, pedagogos (equipe pedagógica) reuniram e fizeram um momento de reflexão onde poderia estar o erro, se no aluno ou na didática do professor e juntas apresentaram proposta para realizar o pip(projeto de intervenção pedagógica, onde juntos assumiram responsabilidades, inclusive os pais , traçando metas com  períodos determinados .
    E como o professor trabalhar com essa turma heterogênea e superlotada? Alunos de vários níveis. Isso também foi discutido.
    Participando também dessa reunião, porque a escola em que trabalho está enfrentando o mesmo problema foi o momento de colocar em prática o que tenho aprendido. Então sugeri para os demais professores:
·         Leia para os alunos todos os dias no inicio da aula textos diversificados (cada dia um) em seguida faça a interpretação oral.
·         Estudar com os alunos pelo menos dois gêneros textuais por semana
·         Faça leitura com os alunos de pequenos textos (leitura coletiva e individual). O texto precisa estar escrito no cartaz e afixado no quadro, pois o aluno precisa ver o professor e os colegas lendo, fazendo a pronuncia das palavras e observando a estrutura do texto.
·         Faça o cantinho dos gêneros textuais para ficarem expostos conforme for trabalhando, pois nesta fase o aluno precisa do concreto. (agindo assim atende a todos os alunos, aqueles que sabem ler e os que ainda não sabem).
    Ainda fiz um pequeno comentário: percebe se que os professores preocupam muito em colocar o aluno para escrever (coisas que não tem nenhum significado para a criança) e esquece-se da oralidade e da leitura.
   Em seguida outra professora deu uma sugestão. Precisa repensar no perfil do educador da Educação infantil.
   Como docente e aluna do curso de pedagogia eis ai o porquê da minha pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário