Depois de uma prova diagnóstica em relação à
leitura na escola supracitada foi apresentado um gráfico e perceberam a
situação critica dos alunos. Em seguida diretores, professores, pedagogos (equipe
pedagógica) reuniram e fizeram um momento de reflexão onde poderia estar o erro,
se no aluno ou na didática do professor e juntas apresentaram proposta para
realizar o pip(projeto de intervenção pedagógica, onde juntos assumiram responsabilidades,
inclusive os pais , traçando metas com
períodos determinados .
E como o professor trabalhar com essa turma
heterogênea e superlotada? Alunos de vários níveis. Isso também foi discutido.
Participando também dessa reunião, porque a escola em que trabalho está
enfrentando o mesmo problema foi o momento de colocar em prática o que tenho
aprendido. Então sugeri para os demais professores:
·
Leia para os alunos todos os dias no inicio
da aula textos diversificados (cada dia um) em seguida faça a interpretação
oral.
·
Estudar com os alunos pelo menos dois gêneros
textuais por semana
·
Faça leitura com os alunos de pequenos textos
(leitura coletiva e individual). O texto precisa estar escrito no cartaz e
afixado no quadro, pois o aluno precisa ver o professor e os colegas lendo,
fazendo a pronuncia das palavras e observando a estrutura do texto.
·
Faça o cantinho dos gêneros textuais para
ficarem expostos conforme for trabalhando, pois nesta fase o aluno precisa do
concreto. (agindo assim atende a todos os alunos, aqueles que sabem ler e os
que ainda não sabem).
Ainda fiz um pequeno comentário: percebe se que os professores preocupam
muito em colocar o aluno para escrever (coisas que não tem nenhum significado
para a criança) e esquece-se da oralidade e da leitura.
Em
seguida outra professora deu uma sugestão. Precisa repensar no perfil do
educador da Educação infantil.
Como
docente e aluna do curso de pedagogia eis ai o porquê da minha pesquisa.
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